1457
1457X

A loucura de Licurgo

c. -350/-340

Cálice-cratera apuliana de figuras vermelhas. Ruvo (Puglia) / cena do lado A

 
1457
cena do lado A.
 
1457a
Licurgo e sua esposa / detalhe do lado A
 
1457b
Hipodâmia, Pélops e Mirtilo / lado B
AcervoLondres, Museu BritânicoInventário1849,0623.48Fonte / ©The Trustees of the The British MuseumLicençaCC BY-NC-SA 4.0Iluminura1457

Comentários

No lado A, o registro superior mostra o plano divino e o inferior, o plano humano. Um altar e uma hidra separam os dois planos.

No centro do plano humano está o rei trácio Licurgo, barbado e de olhos arregalados, com capa e capuz feito da cabeça de uma pantera, machado na mão direita (pouco visível). Ele , mão esquerda sujeitando a esposa, que está no chão, pelo cabelo, sangrando por uma ferida no peito, braços erguidos em desespero. À direita de Licurgo está um jovem imberbe (filho?), à frente de um idoso pedagogo. À sua esquerda, um casal (de servos?) retira o corpo de um dos filhos de Licurgo, já morto; ambos olham o rei com tristeza.

No centro do plano divino está Lissa, figura feminina alada com uma vara na mão direita, apontada para Licurgo, e serpente na mão esquerda. À sua esquerda estão Apolo, sentado e com uma lira nas mãos, e Hermes, de pé e com o kerykeion na mão esquerda. À sua direita estão Ares, sentado e com uma lança na mão esquerda, e uma ninfa não identificada.

No lado B, Pélops se prepara para a corrida contra Enômao. A composição, como no lado A, também tem dois planos.

No centro do plano humano está Pélops, sentado e sem barba. À sua direita está Hipodâmia, mão esquerda estendida em direção a Pélops, e atrás dela vem Estérope, mãe ou esposa de Enômao. À esquerda de Pélops está Mirtilo, com uma roda de carruagem nas mãos.

No plano divino se vê, da esquerda para a direita: , jovem e sem barba; uma ninfa sentada; Eros, alado e com uma coroa na mão direita; uma coluna com uma trípode, e Afrodite (?) sentada.

Legenda original Object Type: calyx-krater. Museum number: 1849,0623.48. Description: Apulian red-figured calyx-krater (bowl for mixing wine and water). Attributed to: The Lycurgus Painter. Cultures/periods: Apulian (Greek). Production date: 350 BC-340 BC (circa). Made in: Puglia. Excavated/Findspot: Ruvo (Puglia) Diameter: 50.80 centimetres. Height: 58.42 centimetres.