literatura330 palavras

Os trágicos menores até 400 aC

Além de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, muitos outros poetas participaram dos concursos dramáticos de Atenas com suas tragédias e dramas satíricos.

Se levarmos em conta os dois festivais mais importantes, Dionísias Urbanas e Leneias, os atenienses viram cerca de 2.500 tragédias entre as últimas décadas do século -VI e as últimas décadas do século -IV. Desse total, apenas seis tragédias de Ésquilo, sete tragédias de Sófocles, 17 tragédias de Eurípides e duas tragédias de autoria desconhecida, Prometeu Acorrentado e Reso, chegaram aos nossos dias: pouco mais de 1% do total.

miniaturaDioniso com máscara teatral

Há, naturalmente, testemunhos e fragmentos de muitas tragédias e dramas satíricos, mas não foi possível reconstruir completamente enredo, personagens e estrutura dramática de nenhuma delas.

Embora muitas vezes mais bem colocados nos concursos do que os três poetas canônicos e muito populares em sua época, a história realmente não foi favorável aos autores dos dramas fragmentários, chamados injustamente de tragici minores, ‘trágicos menores’, pela tradição.

Persas, o mais antigo drama grego que chegou integralmente até nós, data de -472. Seu autor, Ésquilo, é uma espécie de divisor de águas entre os primórdios da tragédia grega e a forma que ela adquiriu em meados do século -V.

Eis uma pequena seleção dos poetas que conhecemos um pouco melhor do que os outros. Poetas anteriores ou contemporâneoas de Ésquilo:

  1. Téspis
  2. Quérilo
  3. Pratinas (DS)
  4. Frínico

Poetas posteriores a Ésquilo:

  1. Neofron
  2. Íon de Quios (DS)
  3. Aqueu de Erétria (DS)
  4. Agaton
  5. Crítias (DS)

Nossas fontes principais de informação são citações mais ou menos contextualizadas de autores antigos, fragmentos de papiros datados dos Períodos Helenístico e Greco-Romano e algumas cenas de vasos.

As sinopses do Portal contêm alguns dados biográficos e listas de suas principais tragédias; nos poetas assinalados com “DS” há também títulos de dramas satíricos.

De outros poetas trágicos do século -V, e.g. Aristias, Carcino I, Gnesipo, Polifrasmon e Xênocles I, sabemos pouco mais do que o nome e o título de alguns de seus dramas.