Do frontão oeste do parthenon restam menos fragmentos do que no frontão leste; a cena representava a disputa entre os deuses Atena e Posídon pela proteção de Atenas (Fig. i1208a). A maior parte dos fragmentos está em Londres, no British Museum; outros estão em Atenas, no Novo Museu da Acrópole, e no Louvre, em Paris.
No centro da composição ficavam as figuras de Atena e de Posídon, diante de uma oliveira. Desse grupo restam parte do torso de Posídon (M, Fig. i1208c) e o busto de Atena, reconhecível pela presença de uma pequena parte da égide (L, Fig. i1208b). Em Atenas, no Museu da Acrópole, estão o ombro direito e partes da égide e da cabeça com o capacete.
No canto direito ficava uma figura masculina reclinada ou no ato de se erguer (A), que provavelmente representava o deus-rio ateniense Ilisso, ou talvez o Eridano ou o Cefiso (Fig. i1208 supra e i1208d). Ao seu lado, torsos de uma figura masculina (B) ao lado de uma figura feminina (C), ambos em Atenas, diante de uma serpente (pequeno fragmento em Londres), sugere que se trata de Cécrops e de uma de suas filhas, as cecrópidas (Fig. i1218i). Outra escultura razoavelmente conservada do lado direito (H) é um torso masculino atribuído ao deus Hermes (Fig. i1208e).
Do lado esquerdo, destaca-se uma figura feminina (N) em movimento, com vestes esvoaçantes, que se pensa ser a deusa Íris (Fig. i1208f). É possível que uma cabeça conservada no Musée du Louvre, a cabeça Weber-Laborde
(Fig. i1208g), pertença a essa escultura.
Dois grandes fragmentos de figuras femininas situadas mais ou menos na metade do lado esquerdo (O, P) representam, possivelmente, Anfitrite, consorte de Posídon, e a princesa ateniense Oritia (Fig. i1208h). Acredita-se que Anfitrite dirigia a carruagem de Posídon e Oritia estava sentada.
Veja outros detalhes da estrutura e da ornamentação do Parthenon, assim como as esculturas remanescentes do frontão leste em iluminuras relacionadas.