Eólia

Seção: geografia grega
página em construção
iiniModelo da acrópole de Pérgamo

A Eólia ficava no extremo norte da Grécia Oriental e era constituída pela ilha de Lesbos e pelas comunidades adjacentes da costa da Ásia Menor. Odisseu, em suas viagens, esteve por lá.

A grande ilha de Lesbos (1630 km2) fica bem perto da Ásia Menor e fazia parte da Eólia. A parte setentrional é constituída de rocha vulcânica e tem numerosas fontes termais, mas o resto da ilha dispõe de solo fértil e de clima favorável à agricultura; as principais comunidades foram Termi, Mitilene e Metimna.

Na costa continental, ao norte, ficava a Tróade, cortada pela bacia hidrográfica do Rio Escamandro e onde existiu, na Idade do Bronze, a imponente e poderosa fortaleza de Troia VI.

No século -VIII, as póleis independentes formaram uma liga, a Dodecápolis (lit. ‘as doze póleis’), das quais as mais importantes eram Cime e Esmirna. Posteriormente, Esmira se uniu à confederação dos Iônios e as demais póleis foram conquistadas pelos persas.

Uma pequena comunidade dessa região, Pérgamo, se tornou importante durante o Período Helenístico, quando os atálidas fizeram dela a capital de seu reino.