A cerâmica micênica
O desenvolvimento da cerâmica micênica pode ser distribuído em três grandes fases.
palacial
A primeira, entre
De -1550 a -1400
A decoração da maioria dos vasos anteriores a
As grandes “taças efireias”, porém, constituem uma notável exceção a essa regra. O padrão único que dominava o centro do vaso, e às vezes os pequenos desenhos colocados sob as alças, eram inspirados em motivos cretenses, mas aplicados segundo as técnicas micênicas. O formato desses vasos também era puramente micênico, sem paralelo em Creta. O estilo efireu iria inspirar a decoração de muitos vasos que se tornaram populares na fase seguinte.
De -1400 a -1200
A forma e o estilo dos vasos dessa fase são notavelmente homogêneos. Taças de pé alto, alabastros e jarros para armazenagem e transporte de óleo e vinho eram comumente encontradas tanto na Grécia Continental como em todas as áreas sob influência micênica, desde a Sicília até o litoral da Ásia Menor.
Os estilos preponderantes eram o pictórico e o padrão. O estilo pictórico, proveniente principalmente do Peloponeso e de Chipre, mostra carruagens, animais, figuras míticas e outros motivos derivados dos afrescos, todos desenhados de forma esquemática. As imagens do estilo padrão são versões simplificadas de flores, espirais e animais típicos dos estilos precedentes.
De -1200 a -1100
A homogeneidade característica da fase anterior desapareceu e numerosas variedades regionais apareceram. Houve uma simplificação progressiva dos desenhos e progressivo empobrecimento na qualidade artística da decoração. Dentre a grande variedade de estilos, os mais notáveis foram o fechado, o do celeiro, o de franjas e o pictórico.
O estilo fechado, natural da Argólida, mostra animais muito próximos uns dos outros, preenchendo toda a superfície do vaso ou apenas uma parte dela. No estilo celeiro, também da Argólida, predominavam faixas escuras e linhas grossas dispostas horizontalmente.
O estilo de franjas, encontrado em Creta,
O estilo pictórico é representado por um único vaso, o famoso "Vaso dos Guerreiros", encontrado na acrópole de Micenas. A decoração mostra uma "cena de despedida", motivo que se tornaria popular, séculos mais tarde, nos vasos áticos de figuras vermelhas.