logo
701
0701X

Cidadela de Tirinto

-1350/-1200

Maquete com reconstituição em escala da cidadela de Tirinto e suas muralhas ciclópicas

 
0701
Cidadela de Tirinto / imagem principal
 
0701a
Muralha ciclópica, Tirinto
AcervoAtenas, Museu Arqueológico NacionalImagemTherese Clutario, 26/06/2008FonteWikimedia CommonsLicençaCC BY 2.0Iluminura0701
Comentários

Apenas as áreas norte (à esquerda) e central foram escavadas; os trabalhos na parte sul (à direita) estão em andamento. Na Ilum. 0701a se vê o aspecto externo das muralhas ciclópicas; na Fig. 0064, abaixo, o plano da cidadela, provavelmente redesenhado a partir de Marinatos (1957).

Fig. 0064. Plano da cidadela de Tirinto.

Algumas estruturas estão marcadas na planta. 1, rampa que dava acesso ao portão externo; 2, espaço entre dois portões externos; 3, dois pórticos monumentais, e o pórtico leste é colunado e fica diante de um pátio; 4, o grande pátio externo do palácio; 5, salão colunado com altar; 6, pequeno pátio ao lado do mégaro; 7, portão oeste; 8, grande pátio norte, já mais baixo do que o conjunto de aposentos; 9, parte baixa da acrópole, com alguns aglomerados de casas na parte oeste.

Note-se a localização central do “grande mégaro”, reconhecível pela presença da lareira circular cercada de pilares, localizada mais ou menos no centro do desenho, bem à esquerda do pátio marcado com o número 6. Ele e os aposentos ao sul, com colunas na entrada, constituem o “grande palácio”. Há dois outros pequenos mégaros, à direita (leste) e acima (norte) do número 6, cercados de aposentos razoavelmente amplos (“pequeno palácio”).

Em iluminuras relacionadas, outras muralhas ciclópicas do Período Micênico.