Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A teoria musical grega

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r

Os fundamentos teóricos e correspondentes teorias musicais dos antigos gregos são pouco conhecidos, e não há evidência de que seu papel no aprendizado da música tenha sido significativo.

Havia, naturalmente, uma notação musical para registro das melodias, mas é provável que sua transmissão tenha se dado inicialmente de forma oral, assim como as formas arcaicas da poesia épica. Conhecemos os sinais dessa notação por meio de vários papiros.

A mais antiga teoria musical conhecida, enunciada pelos pitagóricos antigos, notadamente Filolau de Crotona, consistia basicamente no reconhecimento de relações matemáticas mais ou menos fixas entre os harmônicos de uma série harmônica. Arquitas de Tarento aperfeiçoou, posteriormente, algumas partes dessa teoria.

Aristóxeno de Tarento (c. -360/-300), discípulo de Aristóteles, por sua vez defendia que o ritmo e as notas musicais não dependiam da matemática ou da filosofia, mas deviam ser analisados pela sensação auditiva e pelo pensamento racional do ouvinte.

[ em andamento... ]

Imprenta

Artigo nº 1041
Esboço preparado em 04/02/2016.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A teoria musical grega. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1041. Consulta: 27/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017