Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A arte helenística

 
Altar de Zeus em Pérgamo

A importância cultural de Atenas declinou com a fragmentação do império de Alexandre III (-356/-323) no fim do século -IV e novos e importantes centros artísticos surgiram fora da península grega, notadamente em Pérgamo, Rodes, Antióquia e Alexandria.

Além dos soberanos das novas monarquias helenizadas, as prósperas classes sociais em ascenção tornaram-se também clientes dos artistas gregos. Monumentos e outras grandes obras de arte em espaços públicos ainda tinham lugar; o interesse dos cidadãos particulares pela arte, porém, criou um mercado novo e sem precedentes para a arte grega.

Embora calcados em modelos clássicos, os artistas helenísticos procuraram representar as emoções humanas e colocar traços cada vez mais realistas e menos idealizados em suas obras — chegando, às vezes, até a caricatura. Essas novas tendências são bem marcadas nas estátuas, relevos e grupos escultórios colossais; o interesse pelo nu feminino e pelos retratos aumentou consideravelmente.

Na arquitetura, a novidade mais notável foi a importância dada às casas particulares e ao planejamento das cidades; na pintura, a representação de paisagens e o grande desenvolvimento do mosaico; nas artes menores as moedas que, ao invés dos habituais personagens míticos, mostravam a efígie dos monarcas, e as estatuetas de terracota. A cerâmica decorada, em franca decadência desde a metade do século -VI, praticamente desapareceu como forma de arte.

Finalmente, o interesse da aristocracia romana pela cultura grega em geral e pela arte em particular também fez surgir, a partir do século -II, um florescente mercado de cópias, especialmente de esculturas e de pinturas. Graças a isso conhecemos boa parte das obras gregas perdidas, ainda que através de um simples reflexo...

Créditos das ilustrações

i0563Altar de Zeus em Pérgamo → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0421
publicado em 28/12/2001.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A arte helenística. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0421. Consulta: 27/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017