Amímone, Héracles, Filoctetes, sátiros

séc. -iv
Cálice-cratera ática de figuras vermelhas

A cena do lado B mostra Amímone, uma das danaides, defendendo-se com um tirso do assédio de vários sátiros. É possível que o autor tenha se inspirado no drama satírico Amímone, de Ésquilo.

A cena do lado A é uma representação da apoteose de Héracles, dividida em dois planos, o superior (divino e humano) e o inferior (humano).

Embaixo, no plano humano, Atena ordena que algumas ninfas (com enormes hídrias nas mãos) apaguem o fogo da pira, onde está uma couraça, símbolo da humanidade da qual Héracles não faz mais parte. Atrás de Atena está um jovem, provavelmente Hilas, filho de Héracles, ou talvez Iolau.

No centro do plano superior está Héracles, em uma quadriga conduzida por Nice (figura feminina alada), que leva o herói até os deuses: Hermes (com o kerykeion), Apolo (diante de uma trípode) e Ares (sentado, com uma lança). A quadriga deixa para trás o plano humano, onde estão Filoctes (com o arco de Héracles) e outro jovem, provavelmente Iolau.

Legenda original Title: Terracotta calyx-krater (bowl for mixing wine and water). Period: Late Classical. Date: 4th century B.C. Culture: Greek, Attic. Medium: Terracotta; red-figure. Dimensions: H. 19 9/16 in. (49.7 cm). Credit Line: Purchase, Joseph Pulitzer Bequest, 1952. Accession Number: 52.11.18

registro nº1458
nº inventário52.11.18
licença de usodomínio público
abreviaturaNew York 52.11.18 etc