logo
435a
0435aX

A hídria de Meidias

c. -420/-400

Lado A de hídria ática de figuras vermelhas / vista frontal

Pintor de Meidias

 
0435
Héracles no Jardim das Hespérides / registro inferior
 
0435a
A hídria de Meidias / vista frontal
 
0435b
O rapto das leucípides
Desenho da cena / registro superior
AcervoLondres, Museu BritânicoInventário1772,0320.30.+Fonte / ©The Trustees of the The British MuseumLicençaCC BY-NC-SA 4.0Iluminura0435a

Comentários

As cenas do lado A, a face mais importante do vaso, estão dispostas em dois registros (Ilum. 0435a); o painel superior representa o rapto das leucípides e o inferior, Héracles no Jardim das Hespérides. Quase todas as figuras estão identificadas por inscrições no antigo alfabeto ático.

No centro do painel inferior (Ilum. 0435), Héracles (ΗΡΑΚΛΗΣ = Ἡρακλής) repousa, sentado sobre a pele do leão de Nemeia e apoiado na sua clava; o arbusto ao seu lado não é, naturalmente, a famosa árvore dos pomos de ouro. O herói é mostrado nu e sem barba, como de hábito nas pinturas em cerâmica do Período Clássico.

Diante dele, à esquerda, uma das hespérides, com pomos guardados na dobra do peplo, olha para ele. Atrás dele, à direita, vê-se Iolau (ἸΟΛΕΩΣ = Ίολεως), sobrinho de Héracles e seu mais fiel companheiro, também nu, mas com uma clâmide e um pétaso, o tradicional chapéu dos viajantes.

A cena do painel superior está reproduzida em desenho (Ilum. 0425b) que permite melhor visualização das figuras, mas sem as inscrições. Na parte de cima, os dióscuros usam carruagem separadas para levar as leucípides, diante da antiga estátua de uma deusa, de aspecto rígido e arcaico (um ξόανον).

Dióscuros e leucípides estão identificados por inscrições. A carruagem da esquerda é a de Polideuces (ΠΟΛYΔYΚΤΗΣ = Πολυδεύκ(τ)ης), que carrega “Helera” (ἝΛΕΡΑ = Ἑλερα). Castor (ΚΑΣΣΤΩΡ = Κάσστωρ), à frente e abaixo da estátua, segura “Eurífile” (ΕΡIΦUΛΗ = Ἐριφύλη) com firmeza. Acima e à direita a carruagem de Castor aguarda; o cocheiro está igualmente identificado: Crisipo (XPYΣIPPOΣ = Χρύσιππος). Note-se que os nomes das leucípides estão um pouco diferentes da tradição.

Na parte de baixo do painel inferior, na extrema esquerda, está Zeus, pai dos Dióscuros, cercado de mulheres. Afrodite, deusa do amor, está sentada ao lado de um altar e, na extrema direita, Peitó, deusa da persuasão, foge da cena.

A autoria da pintura está indicada pela inscrição ΜΕΙΔΙΑΣ EΠΟΙΗΣΕΝ, ‘Meidias (me) fez’, não mostrada na imagem.