Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Coleção hipocrática / Do decoro 2,5,9 e 14

TRADUÇÃO

As passagens selecionadas mostram duas das preocupações centrais do anônimo autor do texto: as características do saber médico e os cuidados na prescrição e administração de medicamentos.

A sabedoria

2. Todas as sabedorias não acompanhadas de cupidez e falta de decoro são boas, e qualquer estudo metódico delas produz uma arte (...)

5. (...) pois as coisas relacionadas à sabedoria estão todas na medicina: desamor ao dinheiro, recato, capacidade de ruborizar, decência, reputação, decisão, tranquilidade, capacidade de responder, pureza, linguagem sentenciosa, conhecimento das coisas úteis e necessárias à vida, rejeição da impureza, ausência de superstição (...)

Como prescrever remédios

9. Mantenha na memória as drogas e suas propriedades, tanto as simples como as formuladas, já que é verdade que também estão na mente os conhecimentos para a cura das doenças; e também as características, a frequência e a forma delas para cada doença. Isso, em medicina, é o princípio, o meio e o fim.

14. É preciso, também, vigiar as faltas dos pacientes, por causa das quais muitas vezes mentem quanto aos alimentos levados à boca. Como não aceitam bebidas desagradáveis, remédios preparados nem cuidados médicos, acabam morrendo, e essas coisas não são reconhecidas por eles. Ao médico é que a culpa é atribuída.

TEXTO GREGO
a

Imprenta

Artigo nº 0358
publicado em 27/12/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Coleção hipocrática / Do decoro 2,5,9 e 14. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0358. Consulta: 19/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017