1242
1242X

Héracles e sátiro

-450/-440

Cálice ático de figuras vermelhas. Vulci / interior

Pintor do Louvre G 465

AcervoMuseus Estatais de Berlim, Coleção de AntiguidadesImagemJohannes LaurentiusFonte / ©SMB-DigitalLicençaCC BY-NC-SA 3.0 DEIluminura1242

Comentários

Na cena do interior do vaso se vê Héracles sentado em uma rocha, sobre a pele do leão, bebendo com a mão direita e segurando a clava com a mão esquerda. Diante dele, de pé, um sátiro observa, enócoa na mão direita.

Na parte externa do vaso há 2 cenas, não mostradas aqui, que representam a condução de Héracles até Busíris. Os egípcios são jovens, têm alguns traços negroides e usam roupas gregas; o herói, entre dois egípcios, está com um dos pés preso a uma corda, usa a tradicional pele de leão e carrega sua clava; Busíris está sentado, com um cetro na mão direita, ricamente trajado.

No mito de Héracles e Busíris (parte do 11º Trabalho) não há nenhuma referência à presença de sátiros, por isso se acredita que a imagem supra pode ser uma representação do drama satírico Busíris, de Eurípides, conhecido apenas por fragmentos. As cenas do exterior e a cena do interior da taça podem, no entanto, ser totalmente independentes uma da outra.