444
0444X

Héracles, Hera, Afrodite e Íris

-365/-350

Lécito apuliano achatado e de figuras vermelhas. Anzi, Itália / detalhe da cena

AcervoLondres, Museu BritânicoInventário1846,0925.13Fonte / ©The Trustees of the The British MuseumLicençaCC BY-NC-SA 4.0Iluminura0444

Comentários

Alcides, o futuro Héracles, suga o seio da deusa Hera; Afrodite (à esquerda) e Íris (figura feminina à direita, atrás), observam. Íris, a mensageira dos deuses, é mostrada como uma mulher jovem, alada, segurando um kerykeion (bastão dos arautos e mensageiros). Afrodite, com ramalhete nas mãos, sugere antiga ligação com a vegetação e a origem de diversas flores, tema muito em voga no Período Helenístico (veja, por exemplo, a lenda de Adônis).

Hera, em algumas variantes da lenda de Héracles (Escoliasta de Licofronte 39; Diodoro Sículo 4.9.6-7), foi enganada por Atena e chegou a amamentar o jovem herói durante algum tempo; o garoto sugou com tanto vigor, no entanto, que a deusa o afastou bruscamente. O leite derramado teria, então, formado a Via Láctea... (em grego, γαλαξίας κύκλος). Note-se que a palavra portuguesa “galáxia” vem do grego γαλαξίας (o radical γαλακτ- significa “leite”).

Em ilustrações correlatas, compare a imagem de Hera amamentando o jovem Héracles com a das antigas deusas-mães embalando o deus jovem nos braços. Em links externos há uma versão renascentista desse tema.