logo
790
0790X

Doríforo

sæc. -i/i

Cópia romana do original grego de bronze, de Policleto. Mármore Carrara, Pompeia

 
0790
Doríforo / Imagem principal
 
0790a
Vista panorâmica fronto-lateral direita
 
0790b
Vista panorâmica fronto-lateral esquerda.
 
0790c
Vista panorâmica postero-lateral esquerda. Cópia do séc. I, mármore
AcervoNápoles, Museu Arqueológico NacionalImagemSiren, 14/05/2014FonteWikimedia CommonsLicençaCC BY-SA 3.0Iluminura0790
Comentários

Em seu livro Canon ("Cânone"), datado provavelmente da metade do século -V, o bronzista Policleto de Argos (fl. -450/-420) investigou as proporções harmoniosas da figura humana masculina. Parece que a harmonia baseava-se na simetria das diferentes partes do corpo, ideia que possivelmente envolvia algum conceito mensurável dessas partes do corpo (volume, forma, profundidade, comprimento, etc.).

O doríforo, imagem de um atleta nu com uma lança na mão, foi criado por Policleto em bronze para ilustrar o seu cânone. Note-se, além das proporções, a postura em contrapposto e como ela preenche o espaço à sua volta. Essa obra se tornou uma das mais populares obras gregas entre os patrícios romanos, tanto que mais de cinquenta cópias de mármore do original chegaram até nós em diversos estados de conservação. Sua influência durante o Renascimento e o Barroco foi, igualmente, considerável.

Nas Fig. 0790a-c vê-se esta cópia e uma outra de diversos ângulos.

Veja também o diadoumenos em iluminuras relacionadas e mais informações sobre Policleto e sobre o Doríforo em links externos.