Græcia Antiqua
i0787
O monumento corágico de Lisícrates
c. -334
Estilo coríntio, Atenas.
imagem
Allan T. Kohl
fonte
licença

Em -334, um homem chamado Lisícrates erigiu em Atenas um monumento de forma circular com seis colunas externas de estilo coríntio para comemorar a vitória em um concurso teatral. Há uma inscrição informativa na arquitrave do edifício.

O edifício circular repousa em um pódio quadrado de pedra porosa (2,93m de comprimento em cada lado) e consiste de seis colunas coríntias de mármore pentélico que alternam com painéis de mármore do Himeto. As colunas estão entre os mais antigos exemplos do uso da ordem coríntia em Atenas. O monumento é decorado com um friso que mostra cenas da vida de Dioniso. A parte de cima do telhado monolítico foi ornamentado com folhas entalhadas que terminam em um acanto — a base moldada que suportava a trípode corégica, não preservada. (...) É o único monumento corégico preservado de forma quase completa (Hellenic Ministry of Culture).

A "coregia" era uma espécie de liturgia, imposto especial a que eram ocasionalmente obrigados os cidadãos mais ricos da cidade, aplicado na forma de patrocínio de diversos espetáculos públicos — notadamente as representações teatrais dos festivais dedicados a Dioniso. A função do "corego" se assemelhava em parte à dos modernos produtores de cinema. Não era ele, porém, quem escolhia a peça de teatro a ser patrocinada, e sim o arconte-basileu ou o arconte-epônimo, representantes do Estado; parece que também não cabia a ele a escolha dos atores e dos membros do coro. Embora estritamente o homem do dinheiro, a coregia era considerada uma grande honra. O prêmio do vencedor era em geral uma trípode e o nome do corego era eternizado nas inscrições oficiais em pedra.

referências
Hellenic Ministry of Culture. Disponível em www.culture.gr. Data da consulta: setembro de 2004.

Imprenta

Ilustração nº 0787
publicada em 13/09/2004.
Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. O monumento corágico de Lisícrates. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=0787. Consulta: 14/12/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017