O monumento corágico de Lisícrates

c. -334
Atenas

Em -334, um homem chamado Lisícrates erigiu em Atenas um monumento de forma circular com seis colunas externas de estilo coríntio para comemorar a vitória em um concurso teatral. Há uma inscrição informativa na arquitrave do edifício.

O edifício circular repousa em um pódio quadrado de pedra porosa (2,93m de comprimento em cada lado) e consiste de seis colunas coríntias de mármore pentélico que alternam com painéis de mármore do Himeto. As colunas estão entre os mais antigos exemplos do uso da ordem coríntia em Atenas. O monumento é decorado com um friso que mostra cenas da vida de Dioniso. A parte de cima do telhado monolítico foi ornamentado com folhas entalhadas que terminam em um acanto — a base moldada que suportava a trípode corégica, não preservada. (...) É o único monumento corégico preservado de forma quase completa (Hellenic Ministry of Culture).

A "coregia" era uma espécie de liturgia, imposto especial a que eram ocasionalmente obrigados os cidadãos mais ricos da cidade, aplicado na forma de patrocínio de diversos espetáculos públicos — notadamente as representações teatrais dos festivais dedicados a Dioniso. A função do "corego" se assemelhava em parte à dos modernos produtores de cinema. Não era ele, porém, quem escolhia a peça de teatro a ser patrocinada, e sim o arconte-basileu ou o arconte-epônimo, representantes do Estado; parece que também não cabia a ele a escolha dos atores e dos membros do coro. Embora estritamente o homem do dinheiro, a coregia era considerada uma grande honra. O prêmio do vencedor era em geral uma trípode e o nome do corego era eternizado nas inscrições oficiais em pedra.

registro nº0787
in situ
imagemAllan T. Kohl
fonte / ©AICT
licença de usoTerms of use - AICT