O pomo da discórdia
O título original da obra, Las bodas de Tetis y Peleo, se refere ao banquete de casamento prestigiado pelos deuses olímpicos. A cena representada destaca, porém, apenas o episódio mais dramático do evento: o pomo da discórdia.
Éris, uma entidade alada e de olhos furiosos, acabou de deixar a maçã e se afasta rapidamente, vestes esvoaçantes. As demais divindades foram pintadas em estilo neoclássico, nitidamente barroco, mas figurados de acordo com os mitos romanos.
Júpiter (Zeus) está sentado à mesa, pensativo, ao lado de Juno (Hera), e entrega a fatídica fruta para Mercúrio (Hermes), reconhecível pelo chapéu alado e pelo caduceu. Diante do casal está Minerva (Atena), de pé com capacete, armadura e lança, e Vênus (Afrodite), sentada, nua, com diadema e ao lado de um pequeno Eros (Cupido).
Outras divindades reconhecíveis são Marte (Ares), de armadura e sentado à esquerda de Atena e, no fundo e à esquerda dele, Diana (Ártemis), com um diadema em forma de
Os noivos estão provavelmente sentados na extrema direita. Peleu está sentado em uma cadeira elaborada, usa uma coroa e segura na mão esquerda a de Tétis, que está usando um véu preso com pérolas.
Apenas as três deusas associadas à querela da beleza falam e gesticulam: Atena, Hera e Afrodite.
O flamengo Peter Paul Rubens