Falange hoplítica
O olpe mostra três grupos de hoplitas gregos rumo ao combate, distribuídos em dois frisos. Todos têm elmos com penachos, couraças, grevas, vestem túnica bem curta, o quitoniscos, e portam escudos e lanças. Os dois grupos da imagem acima, conduzidos por um auleta, usam escudos com decoração geométrica; o grupo da direita, que marcha contra os outros dois, tem escudos decorados com figuras de animais (bode, andorinha, tartatuga e águia, da esquerda para a direita) e um gorgoneion. A Ilum. 0821a mostra o terceiro grupo, situado atrás do auleta (nem todos os hoplitas do registro superior aparecerem nessas imagens).
Essa é uma das mais antigas evidências dos frequentes choques armados entre póleis rivais durante o
século
Dentre as demais cenas do vaso, a Ilum. 0821b mostra a mais antiga imagem conhecida do Julgamento de Páris, infelizmente danificada. Há duas inscrições visíveis, no antigo alfabeto coríntio:
A Ilum. 0821c é uma caçada ao leão (compare com o anel de sinete micênico da Ilum. 0216 em imagines alterae). Na extrema direita dessa imagem,
Áreas da decoração não mostradas aqui de forma mais completa: cena de caça a lebres e à raposa; cortejo de carruagens e cavaleiros (registro médio, Ilum. 0821d) que se deparam com uma esfinge de corpo duplo, de nítida influência oriental; cães caçando vários animais.
Veja, em imagines alterae, mais informações sobre a falange grega.
Etapa cultural: Protocoríntio médio.