094a
0094aX

Héracles, Nesso e as Górgonas

-615/-605

Ânfora protoática de figuras negras. Anagiro, Ática / Vista panorâmica

Pintor de Nesso

 
0094
Héracles, Nesso e as Górgonas / detalhe do painel superior
 
0094a
/ Vista panorâmica
AcervoAtenas, Museu Arqueológico NacionalInventário1002ImagemMarcus Cyron, 2008Fonte / ©Wikimedia CommonsLicençaCC BY-SA 3.0Iluminura0094a

Comentários

A cena mostra Héracles, sem os atributos característicos vistos em vasos mais recentes (clava, pele de leão e flechas), matando o centauro Nesso com uma espada comum. O nome dos personagens, ΗΕΡΑΚΛΕΣ e ΝΕΤΟΣ, escrito no diáleto ático arcaico, está bem visível, apesar das letras invertidas.

Observe, na Fig. 0094a, a ânfora toda. Note-se que a cena da morte de Nesso foi pintada no colo da ânfora. Enquadrando a cena, vê-se a decoração geométrica característica do período anterior: em volta da boca do vaso, uma fileira de garças idênticas, de perfil; no lado direito, no esquerdo e também na borda das alças, os tradicionais meandros; embaixo, flores estilizadas. Dentro de cada alça, uma coruja (em cima) e um cisne (embaixo).

Na faixa inferior, as górgonas, representadas como monstros alados, estão lado a lado; a posição das pernas é uma convenção dos pintores e escultores arcaicos para mostrá-las em plena corrida.

Etapa cultural: Protoático recente / figuras negras.