Héracles e o centauro Nesso
As cenas se restringem ao colo (leão ataca uma corça) e ao grande painel no ventre da ânfora (Héracles subjuga Nesso). As figuras são bem delineadas, com traços firmes de cor
O cabelo de Héracles, de Nesso, do condutor da quadriga, mais uma ave que sobrevoa a cena e a parte traseira do cavalo têm alguns detalhes incisos (Ilum. i1341a).
Na imagem principal, Héracles desce da quadriga, segura Nesso pelos longos cabelos e se prepara para desferir um golpe de espada. O centauro, inteiramente humano na parte dianteira e equino apenas na parte traseira, está ajoelhado, tem a cabeça baixa e estende as duas mãos, tradicional gesto de súplica (Fig. 0188). O condutor da quadriga tem cabelos longos também e, virado para o herói, segura o chicote e as rédeas com uma só mão, que está enluvada.
À direita da quadriga se vê um homenzinho agitado que corre para a cena, e seu pequeno tamanho pode ser a tentativa do artista de representar um basbaque que vem de longe. o outro lado da ânfora há apenas painéis bem delimitados e ornamentados com motivos geométricos.
Etapa cultural: Protoático.
Legenda original