1475
1475X

Dioniso e um coro trágico

c. -400

Fragmentos de cratera ática com volutas de figuras vermelhas. Tarento / cena B

Atribuição: Pintor próximo ao Pintor de Pronomos

AcervoWürzburg, Museu Martin von WagnerInventárioH4781Imagem“ArchaiOptix”, 16/10/2015Fonte / ©Wikimedia CommonsLicençaCC BY-SA 4.0Iluminura1475

Comentários

No registro superior, em geral reservado a divindades, há figuras sentadas; uma delas, à direita e ao lado de uma coluna, é certamente do sexo feminino. À esquerda, a julgar pelo tirso, trata-se de Dioniso, sentado diante de uma trípode. A figura feminina da direita, ao lado de uma coluna, talvez seja Ariadne ou de Afrodite (cf. Arvaniti 2018, p. 13).

Embaixo, três figuras seguram máscaras teatrais do sexo feminino e uma quarta, à direita, veste roupas femininas e usa uma máscara facial puxada para o alto; no meio delas, logo abaixo da trípode um auleta com um quíton e coroa de segura as duas partes de seu aulo. A terceira figura da esquerda para a direita está sentada.

As máscaras e a postura sugerem que se trata de uma cena de bastidores, talvez um ensaio. As máscaras indicam as três figuras com máscaras nas mãos pertencem a um coro trágico, do sexo feminino, em volta de seu auleta. A quarta figura à direita, representa um ator vestido de mulher.