Animais humanizados
Uma gazela, identificada como “unicórnio” em textos dos séculos XVIII e XIX sobre o Antigo Egito, joga o senet[1], com um leão. A imagem está localizada na folha 1 (Ilum. 1357a).
Essa é apenas uma das cenas ou vinhetas desenhadas nas duas folhas do papiro, todas elas mostrando animais em atitudes tipicamente “humanas”, mas sem o natural antagonismo entre as espécies. Em virtude da falta de textos relacionados e de histórias transmitidas de outras formas, não se sabe com exatidão o que as cenas representam.
Há cinco dessas cenas na Folha 1 (Ilum. 1357a, detalhes
- raposa (?) e corvo ao lado de cesta de frutas (Ilum. 1357c, imagem danificada);
- gazela e leão disputam pacificamente um jogo de tabuleiro (Ilum. 1357c);
- dupla de chacais, com bastões e embornais, pastoreiam um grupo de cabras; o chacal da esquerda toca o aulo (Ilum. 1357d);
- um gato direciona um grupo de patos com um cajado de pastor e carrega cuidadosamente um patinho (Ilum. 1357e);
- leão mantém, de pé, relações sexuais com animal deitado, não identificado, mas com cascos (Ilum. 1357e) — uma gazela?
A Folha 2 (Ilum. 1357b), bem mais danificada, mostra um animal não identificado e uma foice (?); um cão e um gato transportando um cesto com grãos; um leão sentado diante de um enorme jarro; uma rata, sentada diante de uma mesa farta com uma flor nas mãos, refrescada por um cão e um gato com abanos; e um hipopótamo e outro animal diante de um vaso, possivelmente preparando cerveja.
Há outros papiros com esses temas no Museu do Cairo e no Museu Egípcio de Turim. Eis um antigo desenho de parte do papiro de Turim, bem mais elaborado do que o do British Museum, com representações de música e dança, gatos e ratos duelando, ratos cercando uma cidade ou fortaleza de gatos, e várias outras cenas:
Uma das cenas mais curiosas, no registro inferior à direita
Hipóteses sobre a finalidade dessas cenas variam desde a sátira ou paródia de festividades, acontecimentos contemporâneos e cenas do dia a dia da elite egípcia, até a representação de contos folclóricos e fábulas (e.g.