Sátiros itifálicos
Esta é uma das mais antigas representações de sátiros na cerâmica grega. O sátiro do meio é mostrado frontalmente e os outros dois, de perfil. Observar que os três acariciam o pênis, enorme e ereto, símbolo de sua lubricidade (masturbação?). A cauda, as orelhas e os pontos incisos na cabeça e no corpo, que representam pelos, reforçam o aspecto animalesco dessas entidades ligadas à natureza.
A assinatura do ceramista / pintor está na parte inferior da imagem e é a mais antiga desse tipo que chegou até nós:
A maior parte das outras inscrições que preenchem os espaços entre as figuras (e.g.
Observar que, apesar de confeccionado na Ática, o formato do vaso é nitidamente coríntio.
Em relação às cenas da Iluminura 1184a, observar a tradução de texto do Museu:
Em volta da boca, pigmeus lutam contra grous (18 figuras na cena!). Em volta da superfície principal da alça, três sátiros; nas extremidades, Hermes e Perseu; no alto, dois tritões.
A um tempo ceramista e pintor, Nearco foi um dos grandes artistas ativos por volta de 570 a.C. Seu filho Tleson foi o maior ceramista das taças dos Pequenos Mestres na geração seguinte. Ambos eram letrados e inscreviam seus vasos. Este aríbalo é excepcional pela precisão e pelo vigor das figuras.
Além da inscrição identificadora (
Legenda original