Xerxes I (-519/-465)

-485/-460
Relevo do Hadiš, o palácio de Xerxes
Xerxes I (Xšaya-ṛšā, em persa antigo; Ξέρξης, em gr.) foi o quarto Imperador aquemênida da Pérsia. Filho de Dario I (-550/-486) e de Atossa, era neto de Ciro, o Grande, por parte de mãe. Nasceu em -519 e morreu em -465. Provavelmente ele é o Rei da Pérsia mencionado no Livro de Ester sob o nome Assuero (Est. A; A.1; etc.); em Esdras (4.6) ele aparece sob seu próprio nome.

Reinou de -486 a -465, quando morreu assassinado por seu próprio guarda-costas. Sufocou revoltas no Egito e na Babilônia, terminou vários monumentos e edifícios em Susa e em Persépolis e ordenou uma malsucedida invasão à Grécia em -480. Conseguiu vencer os espartanos nas Termópilas e a seguir invadiu e saqueou Atenas, abandonada pelos habitantes antes de sua chegada. Dias depois assistiu, à distância, a derrota de seu exército na Batalha de Salamina, vencida pelos atenienses naquele ano.

O poeta ateniense Ésquilo fez de Xerxes, Atossa e Dario I personagens da tragédia Persas, representada em -472. Os historiadores Caronte de Lâmpsaco e Heródoto escreveram também sobre as guerras greco-pérsicas alguns anos depois.

Nesta imagem, ele está sob um guarda-sol manejado por dois cortesãos, representados em tamanho bem menor do que o rei.

registro nº1133
in situPersépolis, Irã
imagem“Ginolerhino”, 2002
licença de usoCC BY 2.5