logo
812
0812X

Inscrição ática arcaica

sæc. -viii

Inscrição em pedra, IG3 1418. Acrópole de Atenas

AcervoAtenas, Museu EpigráficoImagemTroels Myrup KristensenFonte / ©Stoa Image GalleryLicençaCC BY 3.0 USIluminura0812

Comentários

Essa é a mais antiga inscrição em pedra encontrada na acrópole ateniense. As letras, todas maiúsculas, pertencem a um dos primeiros alfabetos regionais gregos e foram registradas em boustrophedon. Versão no alfabeto clássico e reconstrução (Threatte 1980, p. 34; 344):

ἀ]νφ〈οτ〉έροισ̣ι̣ν̣ Ε[,
= ἀνφοτέροιν

Parece se tratar de parte de um verso. A palavra é uma das formas do dativo dual do adjetivo ἀμφότερος, ‘ambos’. Podemos então traduzir assim: ‘para os dois deuses / as duas deusas / as duas divindades’. Considerando-se que a inscrição se situa na Atenas do final da Idade das Trevas, é altamente provável que ela seja votiva e dedicada a Deméter e a Perséfone.

Inicialmente os gregos escreviam à moda fenícia, i.e., da direita para a esquerda. Quando era conveniente, no entanto, escreviam da esquerda para a direita. Em antigas inscrições em pedra com frequência a linha subsequente começava logo abaixo da primeira, na altura da última letra, e seguia na direção oposta; muitas vezes os sinais gráficos dessa linha eram invertidos, em espelho. Esse método é conhecido por boustrophedon, ‘virada do boi’, pois lembra o movimento do arado puxado pelo boi ao arar os campos.

Veja exemplo mais recente de boustrophedon na inscrição de Mantiklos (Fig. 0846, ver iluminuras relacionadas).