331
0331X

“Mateus” escrevendo seu Evangelho

sæc. ix

Iluminura do manuscrito Ms. 1 dos Evangelhos de Ebbo

AcervoBiblioteca Municipal de ÉpernayImagemMichael GreenhalghFonte / ©Michael Greenhalgh, ArtServeLicençaCC BY-SA 2.5Iluminura0331

Comentários

Assim como em quase todos os livros do Novo Testamento, o Evangelho de Mateus foi escrito em grego.

Durante o renascimento artístico patrocinado por Carlos Magno (742/814) e seus sucessores, no Ocidente a figura humana voltou a ser tratada segundo alguns dos padrões da época Greco-Romana a despeito da enorme influência da arte bizantina. São notáveis, principalmente, as magníficas iluminuras dos manuscritos da Bíblia produzidos pelos artistas que trabalharam para o Imperador e sua corte. O grupo do scriptorium de Rheims, França, patrocinado pelo Arcebispo Ebbo, usava intencionalmente padrões reminiscentes da Antiguidade Clássica.

Na figura acima, observe que a face, o cabelo, as vestes e as sandálias de Mateus evocam as antigas obras artísticas greco-romanas, apesar da postura de copista medieval. A vitalidade e a inspiração mística que transparecem nas linhas do rosto, no entanto, são características próprias das iluminuras produzidas durante a "Renascença Carolíngia".

Veja outras iluminuras em iluminuras relacionadas.