logo
143c
0143cX

Nice de Peônio

-421

Estátua de mármore de Paros. Olímpia
Cabeça. Atenas, Stoá de Attalus

Peônio de Mende

 
0143
Nice de Peônio / imagem principal
 
0143a
Vista posterior esquerda
 
0143b
Reconstituição
 
0143c
Cabeça. Atenas, Stoá de Attalus
AcervoMuseu Arqueológico de OlímpiaImagemGiovanni Dall'Orto, 10/11/2009Fonte / ©Wikimedia CommonsLicençaDomínio públicoIluminura0143c

Comentários

A Fig. 0143a mostra um arranjo dos fragmentos que chegaram até nós, porém vistos por trás. A Fig. 0143b mostra uma restauração artística do que deve ter sido a obra original e a Fig. 0143c é uma cópia romana da cabeça.

Esta representação de Nice, personificação da vitória em combate, foi oferecida ao santuário de Zeus em Olímpia pelos habitantes da Messênia e de Náupactos após a vitória obtida contra os espartanos c. -424, durante a Guerra do Peloponeso.

Calcula-se que a altura era de 2,11 metros e que, com as asas abertas, a envergagura atingia cerca de 3 metros. A estátua ficava sobre uma base de 9 metros de altura colocada em cima do acroterion do Templo de Zeus, mais exatamente diante da fachada oriental do templo, a uma altura de 11 metros. Vista de baixo ela dava, sem dúvida, a impressão de que a deusa pousava, vinda dos céus.

Essa criação de Peônio constituiu uma extraordinária proeza: pela primeira na história da escultura grega o vôo da deusa alada foi representado com tal realismo.

Andronicos, 1996

Veja uma reconstituição do Templo de Zeus em Olímpia durante o Período Greco-Romano, visto de cima e do sudeste, e outras imagens de Nice em iluminuras relacionadas.