Héracles e o touro de Creta
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Relevo de mármore do Templo de Zeus
Esta é a quarta métopa do lado oeste, representativa do 7º trabalho de Héracles. A parte superior, com exceção da cabeça do touro, está em Paris, no Louvre (cf. Ilum. 0084a). A cabeça do touro e a perna esquerda de Héracles estão em Olímpia.
Na reconstrução da métopa (Fig. 0286) foram acrescentadas, além de pernas, pés, braços, mãos e patas, a clava, na mão direita de Héracles, e as rédeas na sua mão esquerda. A clava e as rédeas são, evidentemente, conjeturais.
As figuras se dispõem em cruz e a tensão da cena praticamente transborda além da métopa. Nessa representação da luta entre homem e animal, o escultor enfatizou as proporções do corpo masculino atlético e o movimento que une as duas figuras, quase um passo de dança.
Esta métopa é preenchida pelas duas figuras. O touro é grande, quase tão alto quanto Héracles, fazendo da luta um
verdadeiro espetáculo. A batalha é retratada pela cruz que seus corpos formam um sobre o outro. Héracles se
inclina para a esquerda, músculos claramente contraídos contra o poderio do touro, que se inclina para a direita,
como se tentasse, nas mãos de Héracles, escapar da métopa. O touro, no entanto, já foi pego pelas rédeas em seu
nariz, que Héracles aparenta estar segurando. A face do touro e a face de Héracles estão ambas em alto relevo, os
olhos travados (um no outro).
Jenkinson-Brown, 2023