arte210 palavras

O Pintor de Berlim

Pintor de Berlim fl. -500 / -460

O “Pintor de Berlim”, cujo nome real não conhecemos[1], esteve ativo entre -500 e -475, aproximadamente, em Atenas.

miniaturaUm juiz ou magistrado

Aprendeu o ofício na época dos pioneiros dos vasos de figuras vermelhas, no fim do século -VI, e se tornou um dos maiores pintores dessa técnica no início do século -V.

Suas composições são notáveis pelo cuidado com os detalhes de cada figura e pela elegância na composição da cena. Uma de suas características era decorar vasos de fundo escuro com figuras solitárias nas duas faces, recurso utilizado também por seus discípulos e seguidores, dentre eles o Pintor de Aquiles.

Dentre todas as suas características, a mais inovativa é a presença de uma única figura, pintada cuidadosamente contra o fundo escuro de um vaso de grande tamanho, e.g. [Ilum. 0520], [Ilum. 1369] e [Ilum. 1505]. Nesses vasos praticamente não há ornamentos subsidiários. De acordo com Padgett (2017),

o estilo do Pintor de Berlim se dintingue por uma suave elegância e uma tensão palpável entre forma e decoração.

Conhecemos cerca de 330 vasos pintados por ele, com grande predominância de temas míticos, mas nada sabemos dos ceramistas que fabricaram esses vasos. A grande maioria dos vasos é de figuras vermelhas, mas há também alguns exemplares de figuras negras e lécitos de fundo branco.

Bibliografia

Boardman 1975, 91-111; Osborne 2017; Osborne 2017.