A escultura helenística
A escultura helenística
A primeira fase, que durou até
Reis, filósofos, poetas e atletas
A nova estrutura política valorizou a figura pessoal do rei helenístico, encarnação do poder do Estado. Estátuas em pedra e bronze representavam esses monarcas como poderosos e carismáticos líderes, dotados de inúmeras virtudes pessoais.
de Cítio
Os protótipos dessas imagens foram, sem dúvida, as numerosas estátuas que representam o jovem, atlético e atraente Alexandre III da Macedônia. Os “retratos” dos diversos monarcas helenísticos que o sucederam, no entanto, valorizaram menos a juventude e os aspectos heroico e atlético e mais a maturidade, a firmeza e a modéstia.
“Esculturas-retratos” de outros homens ilustres como filósofos, oradores, poetas e
atletas proeminentes eram igualmente comuns. Retratos “psicológicos”, cujos atributos
permitiam reconhecer o filósofo, o homem de letras e o atleta,
A representação desses atributos, assim como a barba, a postura, a nudez e detalhes apropriados do traje e do corpo derivam de imagens clássicas de divindades, heróis e atletas, enriquecidos pelo realismo pesado do Período Helenístico.
Em breve
- Deuses, deusas e mulheres
- O barroco helenístico
- Relevos