774
0774X

Templo de Atena Nice

c. -420

Estilo jônico, visto do leste (entrada). Acrópole, Atenas

Arquiteto: Calícrates

 
0774
Templo de Atena Nice / imagem principal
 
0774b
Reconstituição 3D
 
0774c
Vista lateral
ImagemKathleen FrazeeFonte / ©World Art DatabaseLicençaCC BY-NC 2.5Iluminura0774

Comentários

Atena era cultuada como deusa da vitória (νίκη = nice = ‘vitória’) nesse pequeno templo de mármore pentélico branco, o mais antigo dos templos de estilo iônico da acrópole ateniense. Segundo a tradição, o arquiteto responsável foi Calícrates, um dos dois arquitetos que construíram o Parthenon.

Fig. 0066. Plano do templo.

Localiza-se no canto sudoeste da acrópole, à direita da entrada monumental (propileus). Por volta de -410 foi acrescentado um parapeito para que os fiéis não caissem... Veja, na Ilum. 0774b, recriação tridimensional do aspecto original do templo e, na Ilum. 0774c, uma vista lateral.

O plano do templo é simples (Fig. 0066), com dois pórticos de quatro colunas iônicas, um na frente e outro na parte traseira. “O friso externo (...) tinha deuses na parte da frente e batalhas na parte traseira e nos lados” (Boardman, correct.1991, p. 149). A estátua cultual ficava na cella (gr. naos) e era conhecida por Nike Apteros, ‘Vitória sem asas’. Dizia-se que as asas haviam sido removidos pelos atenienses com a esperança de que ela não abandonasse Atenas e assim garantisse à pólis vitória sobre Esparta, sua inimiga durante a Guerra do Peloponeso.

Veja, em iluminuras relacionadas, um dos relevos laterais conservados no Museu Britânico e a célebre Nice que ajusta a sandália, no Museu da Acrópole.