Ctesíbio de Alexandria

Seção: ciência grega
Κτησίβιος Ctesibius
iiniDois músicos

Ctesíbio de Alexandria (gr. Κτησίβιος) era um inventor ou ‘construtor de mecanismos’ (gr. μηχανοποιός) que viveu em Alexandria na época de Ptolomeu Euergetes (-288/-221). Acredita-se que floresceu por volta de -250.

Nada de certo de sabe sobre sua vida. Segundo Ateneu, ele foi inicialmente um simples barbeiro, mas pode se tratar de uma anedota; o mais provável é ter Ctesíbio trabalhado no Museu de Alexandria. Descreveu suas invenções, aparentemente, em um texto chamado Memorabilia e escreveu um tratado sobre o uso do ar comprimido para realizar trabalho mecânico, conhecido por Da Pneumática; nenhum deles chegou até nós.

Ath. 4.75 e 11.97, Plin. HN 7.37, Vitr. De arch. 10.7, Ath. Mech. 29, Ph. passim, Procl. in Euc. 41.

As invenções atribuídas a Ctesíbio são razoavelmente bem conhecidas e foram descritas ou mencionadas por Ateneu, Vitrúvio[1], Fílon de Bizâncio, Proclo e Heron de Alexandria: um espelho ajustável por contrapesos, uma bomba de compressão, um órgão hidráulico (gr. ὕδραυλις) e um relógio de água (clepsidra), cuja exatidão para marcar o tempo só foi ultrapassada no século XVII.