O Pintor de Villa Giulia trabalhou em Atenas entre -470 e -440,
aproximadamente, e dele temos cerca de 120 vasos. Representou diversas cenas ligadas ao culto de Dioniso e
a mitos incomuns, além de vasos de fundo branco (e.g. Ilum. 0564, infra).
É possível que a cena acima ilustre um momento das Leneias, festival em honra a Dioniso realizado em
Atenas durante o mês de janeiro. Em um dos momentos do festival as mulheres atenienses depositavam oferendas
diante da imagem do deus; a Ilum. 1060a mostra, em outra cena, mulheres celebrando e dançando.
A imagem de Dioniso aparentemente foi composta colocando-se a máscara no alto de uma estaca, envolta com um manto preso por dois broches grandes. Grinaldas de hera foram colocados sobre a imagem e bolos, depositados sobre a mesa à sua frente. Vinho é retirado de dois enormes vasos (stamnoi) sobre a mesa.
O vaso é muito semelhante a dois outros stamnoi conservados no Museu Britânico (inv. 1856,0512.14) e no
Museo Nazionale Etrusco di Villa Giulia (inv. 983).
Legenda original
Stamnos depicting women congregated about an idol of Dionysos.
Greek. Early Classical Period, about 450 B.C.
The Villa Giulia Painter.
Place of Manufacture: Greece, Attica, Athens
Height: 47.4 cm (18 11/16 in.); diameter 33.4 cm (13 1/8 in.).
Medium or Technique: Ceramic, Red Figure.
Greek Classical Gallery (Gallery 215B).
Credit Line: Gift of Edward Perry Warren.
Accession Number 90.155a-b