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Mesinha em forma de capitel coríntio

1727/1732

Madeira maciça (pinho) esculpida e dourada, com topo de mármore de Siena. William Kent (1684/1748), designer; John Boson (fl. 1720/1743), escultor. Chiswick House, Londres

AcervoLondres, Museu Victoria e AlbertFonte / ©Victoria and Albert MuseumLicençaTerms of use - V&AIluminura0888

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A peça é uma inspirada adaptação de elementos arquitetônicos ao mobiliário. A parte de cima lembra a cornija e o friso dos templos gregos, e a face feminina foi certamente inspirada em uma das diversas estátuas do Período Helenístico ou do Período Greco-Romano descobertas durante o século XVI nos antigos territórios gregos. Folhas e outros elementos que representam o acanto envolvem o rosto feminino e assumem a forma de capitel coríntio.

Fig. 0272

Mais abaixo, sobre um pedestal estriado, há um friso com o elemento decorativo conhecido por greca (Fig. 0272).

Vitrúvio[1], muito estudado pelos artistas e eruditos renascentistas, atribuía qualidades femininas ao capitel coríntio, que teria sido inspirado por uma cesta colocada sobre o acanto, arbusto com folhas grandes muito utilizado como planta ornamental no Mediterrâneo, durante a Antiguidade.