As ‘cariátides’ (gr. καρυάτιδες) são elementos arquitetônicos decorativos e também estruturais. Externamente, são esculturas femininas; internamente, colunas de sustentação com base e capitel. As seis cariátides que sustentavam a arquitrave do pórtico sul do erecteion de Atenas (Ilum. 0785, infra) são as mais conhecidas e decantadas.
As cariátides hoje vistas in situ são meras réplicas (Ilum. 0785d). Das originais, uma está em Londres, no Museu Britânico (supra), e as outras em Atenas, no Novo Museu da Acrópole (Ilum. 0784e).
Elas são bem proporcionadas e têm mais de 2 metros de altura, traços jovens cuidadosamente esculpidos, cabelo bem trançado e vestes drapeadas (Ilum. 0784b-d). No exemplar de Londres, o peso da coluna recai na perna direita, cuidadosamente disfarçada pela túnica, e a esquerda está “casualmente” avançada em contraposto (Ilum. 0784a). Em duas das cariátides de Atenas, é a perna direita que está em contraposto.
Provavelmente as figuras tinham vasos cerimoniais em uma das mãos, como os utilizados para libações (Ilum. 0564, infra).