O diadoumenos é a representação de um jovem "que", literalmente, "ata faixa na cabeça". Essa estátua e o doríforo representam atletas nus em diferentes posturas e são as únicas obras atribuídas a Policleto que chegaram até nós. Policleto (fl. -450/-420) trabalhou principalmente com o bronze e se empenhou em determinar as proporções ideais do corpo humano. O tronco de árvore ao lado da estátua é, provavelmente, uma adição do copista.
The figure's thorax and pelvis tilt in opposite directions, setting up rhythmic contrasts in the torso that create an impression of organic vitality. The position of the feet—poised between standing and walking—gives a sense of potential movement.
O tórax e a pelve da figura se inclinam em direções opostas, criando contrastes rítmicos no torso que dão a impressão de orgânica vitalidade. A posição dos pés, entre o parar e o caminhar, dá uma sensação de movimento potencial.
The Metropolitan Museum of Art
Diversas cópias da obra de Policleto chegaram até nós, em diferentes estados de conservação. Na Fig. 0781b se vê o exemplar do Metropolitan Museum of Art e, na Fig. 0781c, o do British Museum, encontrado no teatro romano de Vaison, França.
Legenda original (Fig. 0781b)
Statue of Diadoumenos (youth tying a fillet around his head), ca. 69–96 A.D.; Flavian Roman copy of a Greek bronze statue by Polykleitos, ca. 430 B.C. Marble (Pentelic); H. 73 in. (185.42 cm)
Fletcher Fund, 1925 (25.78.56)
Veja também, em imagines alterae, o doríforo.