529
0529X

Fachada de casa de Akrotiri

-1550/-1500

Fachada da Casa do Oeste. Praça do Triângulo, Akrotiri, Tera

 
0529
Fachada de casa de Akrotiri / imagem principal
 
0529a
Praça do Triângulo
 
0529b
Plano e afrescos
ImagemOlaf Tausch, 14/09/2013Fonte / ©Wikimedia CommonsLicençaCC BY 3.0Iluminura0529

Comentários

A arquitetura de muitas casas da ilha de Tera, erguidas provavelmente no final do Bronze Médio, mostra enorme influência de Creta. A Casa do Oeste do povoado de Akrotiri, uma das mais bem conservadas pela erupção vulcânica de -1550/-1500, é relativamente grande, tem planta retangular e irregular. As paredes eram de cascalho entremeado com madeira e tijolos de barro cru; as janelas, grandes e com vista para a rua, eram emolduradas com pedra ou madeira; a porta, bem larga, dava para uma praça triangular.

Havia dois andares, e o de baixo era constituído por vestíbulo, escadaria em ângulo para o andar superior e cômodos para armazenagem. Havia dois quartos no andar de cima e um deles tinha, ao lado, uma latrina com encanamento; o outro tinham alguns afrescos datados do fim do século -XVI, como o do pescador e o da expedição marítima.

A Fig. 0529a mostra a posição da casa no quarteirão, em relação à Praça do Triângulo (apelido dado pelos arqueólogos), e a Fig. 0529b contém um plano da casa e imagens reduzidas dos afrescos. Veja os afrescos com mais detalhes em iluminuras relacionadas.

Etapa cultural: Cicládico Médio / Recente.