Procissão sacrificial
A cena dessa placa pintada (gr.
A figura da extrema esquerda, mais alta dos que as demais, está meio apagada e, a mim e a alguns pesquisadores, parece do sexo masculino; outros defendem é do sexo feminino (Gaifman 2008, p. 87). As outras figuras do cortejo estão bem nítidas: duas moças de cabelos longos, três rapazes e outra moça com cabelo curto.
Um dos rapazes toca um aulo; outro, uma lira; e um terceiro conduz um carneiro. A moça de cabelos curtos têm uma bandeja na mão esquerda e derrama no altar, com a mão direita, o conteúdo de uma enócoa (libação ritual).
As inscrições diante da face das duas moças mais altas indicam seus nomes:
A inscrição mais longa, apagada em vários lugares, margeia as bordas superior e direita da placa:
A placa é, provavelmente, a oferenda votiva de uma família às ninfas. O nome que antecede o epíteto está quase completamente apagado... como raramente os artistas assinavam suas obras, provavelmente o nome apagado é o do “pai de família” que deixou a oferenda na gruta. Se considerarmente contíguas as inscrições das bordas, teríamos então: