022
0022X

Templo da Concórdia

c. -430

Vista frontal esquerda do templo F de Agrigento (Acragás), Sicília. Estilo dórico, calcário

ImagemJosep Renalias, 2007Fonte / ©Wikimedia CommonsLicençaCC BY-SA 3.0Iluminura0022

Comentários

O templo F de Acragás, “da Concórdia”, é um dos mais bem preservados templos da Antiguidade, possivelmente por ter sido transformado em igreja cristã no século VI. Não se sabe a que divindade ele foi dedicado, e o nome “Concórdia” vem de uma inscrição latina encontrada nas vizinhanças.

Fig. 0004. Aspecto externo.

O templo da Concórdia ilustra muito bem alguns aspectos básicos da arquitetura dos templos gregos: uma série de colunas, apoiadas em uma escadaria, se dispõem em toda a volta do recinto e sustentam a entablatura e sua laje horizontal (arquitrave) que, por sua vez, sustenta as estruturas do telhado (Fig. 0022a-b). Os triglifos e métopas do friso se alternam regularmente, sem a decoração em baixo relevo que caracteriza outros templos. O frontão também não é decorado.

Fig. 0049. Planta.

Os detalhes arquitetônicos do templo são também um exemplo típico do refinamento dos antigos arquitetos, que construíram as colunas de acordo com a técnica da correção ótica: são mais finas no topo, para parecerem mais altas, têm entasis, uma levíssima curvatura convexa até 2/3 da altura, que se contrapõe à ilusão de concavidade, quando se vê à distância, e são levemente inclinadas em direção ao eixo central que passa pela fachada do templo.

Essas correções permitem que um observador, à distância, veja uma construção perfeitamente simétrica.