Menandro / Comédias incompletas

página esquemática / provisória

Pelo menos cinco comédias de Menandro têm fragmentos de razoável extensão e é possível imaginar boa parte do enredo.

miniaturaDançarina com manto

O escudo (gr. Ἀσπίς). Data incerta.

Argumento. Um escravo retorna da Lícia e informa que seu mestre, um soldado, reuniu um rico butim mas morreu em batalha. Seu ambicioso tio planeja se casar com a jovem e (agora) rica sobrinha, que ia se casar com um amigo do soldado. O irmão mais novo do tio, pai desse amigo, finge sua morte e, assim, o tio ambicioso resolve se casar com a filha do irmão, bem mais rica do que a irmã do soldado. No final, o soldado retorna vivo, o “morto” revive, os jovens se casam devidamente e o tio ambicioso fica a ver navios.

A mulher de cabelo cortado (gr. Περικειρομένη). Data: c. -314.

Argumento. Um soldado descobre que sua concubina beijou um vizinho diante de casa; enraivecido, corta-lhe o cabelo e ela se refugia na casa da vizinha, mãe adotiva do rapaz, o que deixa o soldado ainda mais enciumado. Seu escravo, ele e alguns sequazes tentam invadir a casa, mas um amigo idoso o persuade a evitar violências. O amigo descobre que a moça é sua filha, assim como o filho da vizinha; o soldado e a concubina então fazem as pazes e se casam, uma vez que o pai dela é cidadão ateniense.

O odiado (gr. Μισούμενος). Data: c. -300.

Argumento. Um soldado se apaixona por uma jovem escrava, liberta-a e a enche de presentes para que o aceite como marido. A moça, porém, acredita que ele matou seu irmão, detesta-o e o recusa sistematicamente. Seu pai vem à sua procura e se hospeda na casa do vizinho do soldado e, algum tempo depois, ela descobre que o irmão está vivo e finalmente concorda em se casar com o soldado.

A garota de Samos (gr. Σαμία). Data: pouco antes de -314,

A arbitragem (gr. Ἐπιτρέποντες).

O sicioniano (gr. Σικυώνιος).

Das demais dispomos apenas do título e de fragmentos de extensão variável.