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A intoxicação do vinho

1780/1790

Terracota modelada
Vista lateral esquerda / detalhe

Claude Michel, dito “Clodion” (1738/1814)

 
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A intoxicação do vinho / imagem principal
 
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Vista lateral esquerda / detalhe
AcervoNew York, Museu Metropolitano de ArteInventário14.40.687Fonte / ©The Metropolitan Museum of ArtLicençaDomínio públicoIluminura0294a

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Encontros entre ninfas e sátiros eram constantamente representados nos vasos gregos e foram também tema muito utilizado por autores neoclássicos.

Na imagem acima, típica do neoclassicismo francês, o sátiro embriagado foi representado em sua forma clássica, isto é, com pernas e pés de bode. Os traços faciais são quase totalmente humanos e faltam a barbicha e os chifres, comuns em outras obras (Ilum. 0294a). A ninfa é mostrada, simplesmente, como uma bela jovem que derrama o conteúdo de uma taça diretamente na boca do sátiro.

Esta bela peça de Clodion apresenta traços do Rococó. Clodion, um dos expoentes dessa estética, ficou famoso pela espontaneidade cuidadosamente estudada de suas cenas inspiradas na Antiguidade Clássica, notadamente as orgias dionisíacas.

Etapa cultural: Rococó.

Legenda original Nymph and Satyr Carousing, 18th century (ca. 1780–90). Clodion (Claude Michel) (1738–1814), Sculptor. French (Paris); Made in Paris, France. Terracotta; H. 23 1/4 in. (59.1 cm). Bequest of Benjamin Altman, 1913 (14.40.687)