Ártemis, Apolo, nióbidas, Héracles e argonautas

-460 /-450
Cálice-cratera ática de figuras vermelhas
Pintor dos Nióbidas

A cena B representa o massacre dos nióbidas. Ártemis e Apolo disparam suas flechas contra os filhos de Níobe e, em volta dos dois deuses, nióbidas dos dois sexos tombam sob a chuva de flechas.

Ártemis (Ilum. 0048a) e seu irmão gêmeo, Apolo (Ilum. 0048b) são quase sempre reconhecidos em cenas dos vasos pela presença de arco e flecha. À esquerda de Ártemis, um nióbida foge, já com uma flecha cravada nas costas. Dois outros estão caídos, embaixo, e mais um à direita de Apolo, logo após uma árvore estilizada (Ilum. 0048d-e).

A cena A (Fig. 0214, infra) mostra diversos guerreiros parados, aguardando alguma coisa, enquanto Héracles e Atena observam. Não há delimitação entre as duas cenas, como se vê nas Ilum. 0048e-f: depois dos nióbidas vêm os guerreiros e depois dos guerreiros, os nióbidas.

Héracles, <a href='/arquivo.asp?num=0182'>Atena</a>, argonautas
Fig. 0214. Desenho da cena A.

Héracles (Ilum. 0048d), coroado, tem nas mãos a clava e o arco e traz, sobre o braço esquerdo, a indefectível pele do leão de Nemeia. À sua direita estão Atena, com capacete, égide e lança, e guerreiros com lanças e escudos, de pé (Ilum. 0048e). Um guerreiro logo abaixo dele está sentado, e outro está deitado. À esquerda de Héracles há outros guerreiros de pé, um deles cuidado de um cavalo (Ilum. 0048f).

Diversas hipóteses tentam elucidar essa última cena (Padel-Imbaud 2016). Uma delas imagina os argonautas aguardando ventos favoráveis em Iolco; outra, Héracles no Hades tentando libertar Teseu e Pirítoo; e uma terceira sugere que a cena mostra os guerreiros gregos antes da batalha de Maratona, sob a proteção de uma estátua do herói.

registro nº0048
proveniênciaOrvieto, Itália
acervoParis, Museu do Louvre
nº inventárioG 341
imagemHervé Lewandowski
0048c  Steven Zucker, 01/01/20120048d  Hervé Lewandowski, 1994
fonte / ©Images D'Art
0048c  FlickR0048d  RMN, Musée du Louvre
abreviaturaParis G 341 etc