| | navigatio Imago de usum imagini | |
 O retorno de Hefesto O retorno de Hefesto [Portal Graecia Antiqua]
O retorno de Hefesto ao Olimpo. Cálice-cratera ático de figuras vermelhas do Pintor de Cleofrades. Data: -485/-480. Paris, Musée du Louvre.
|
 | SVPPLEMENTVM informações suplementares |
Fig. 0283a. Outra cena do mesmo vaso.
O retorno de Hefesto ao Olimpo era um dos temas favoritos dos pintores de vasos. O deus, embebedado por Dioniso, em geral montado em um burro (ou cavalo) e segurando suas ferramentas, foi retratado de diversas formas... Na figura acima, na parte central da cena, vemos o deus cambaleante, coroado, segurando um cálice na mão direita, amparado por um sátiro também coroado, que segura suas ferramentas (martelos e tenazes). À frente deles, outro sátiro; atrás, em plena dança, vemos o próprio deus Dioniso, representado como um homem jovem (sem barba) recoberto com uma pele de animal. Na Fig. 0283a temos outra cena do mesmo vaso, com Hefesto já montado em um burro.
Veja outro exemplo:
Outros vasos decorados pelo Pintor de Cleofrades:
| | SCHOLIA  image reproduced according to owner copyright message
imagem reproduzida de acordo com os termos de uso do proprietário MEMORANDUM antes de reutilizar esta imagem, leia os termos de usodo portal 
| |