Iatreion   |   Didascalica   |   Portal Graecia Antiqua   |   Wilson A. Ribeiro Jr.
 
ga
a principio ad anno domini 529
ht
 
ISSN 1679-5709
greciantiga.org
 
 
 
aux
 
 
navigatio
u  Prima pagina
u  Materiae
u  Indices
u  Index imaginorum
Imago

     •  página anterior  •
de usum imagini
 
Um pescador
Um pescador [Portal Graecia Antiqua]
Homem de pé sobre a proa de um barco. Fragmento de "cerâmica com pintura mate" da Argólida [cf. E. VERMEULE, Greece in the Bronze Age, London, University of Chicago Press, p. 76, 1994]. Data: c. -1700. Egina, Archaeological Museum.
IMAGINES
volta   página anterior


libri
SVPPLEMENTVM
informações suplementares

A imagem representa um homem com um capacete (soldado?), ou um pescador com algum tipo de chapéu, que se equilibra precariamente na proa de um barco em forma de peixe, ou sobre um grande peixe. Seria um predecessor dos diversos personagens mitológicos que cavalgaram golfinhos? Veja, por exemplo, a cena desenhada em um vaso ático de figuras vermelhas:

A forma da cabeça da figura lembra, também, o bico de uma ave. Seria o desenho do capacete, ou uma máscara para algum tipo de ritual? Veja outras antigas imagens humanas em que a cabeça lembra características animais:

 
SCHOLIA
scho2
author's sketch

desenho do autor
MEMORANDUM
antes de reutilizar esta imagem, leia os
termos de uso
do portal
scho2
como citar
esta página
 
1ª publicação: 09.09.2001
Ilustração 0512
     
Data da consulta: 11.10.2008
 
navi
res omniae     nexus externus     FAQ     ad usum     litterae electronicae  email
© 1997-2008 Wilson A. Ribeiro Jr.