| | navigatio Imago de usum imagini | |
 O doríforo O doríforo [Portal Graecia Antiqua]
O doríforo ("portador de lança") de Policleto. Cópia romana de mármore do original grego de bronze datado de -440, encontrado em Pompéia. Nápoles, Museo Nazionale.
|
 | SVPPLEMENTVM informações suplementares |
Fig. 0790a. O doríforo. Cópia romana de mármore. Florença, Galleria degli Uffizi.
Em seu livro Canon ("Cânone"), datado provavelmente da metade do século -V, o bronzista Policleto de Argos (fl. -450/-420) investigou as proporções harmoniosas da figura humana masculina. Parece que a harmonia baseava-se na simetria das diferentes partes do corpo, idéia que possivelmente envolvia algum conceito mensurável dessas partes do corpo (volume, forma, profundidade, comprimento, etc.).
O doríforo, imagem de um atleta nu com uma lança na mão, foi criado por Policleto em bronze para ilustrar o seu cânone. Note-se, além das proporções, a postura em contrapposto e como ela preenche o espaço à sua volta. Essa obra se tornou uma das mais populares obras gregas entre os patrícios romanos, tanto que mais de cinqüenta cópias de mármore do original chegaram até nós. Sua influência durante o Renascimento e o Barroco foi, igualmente, considerável.
Na Fig. 0790a vê-se outra cópia de mármore que mostra o doríforo de outro ângulo e com uma folha de parreira sobre os genitais.
Veja também:
Créditos
| | SCHOLIA  image reproduced with permission
imagem reproduzida com permissão MEMORANDUM antes de reutilizar esta imagem, leia os termos de usodo portal 
| |