Iatreion   |   Didascalica   |   Portal Graecia Antiqua   |   Wilson A. Ribeiro Jr.
 
ga
a principio ad anno domini 529
ht
 
ISSN 1679-5709
greciantiga.org
 
 
 
aux
 
 
navigatio
u  Prima pagina
u  Materiae
u  Indices
u  Index imaginorum
Imago

     •  página anterior  •
de usum imagini
 
Cena da "gigantomaquia"
Cena da "gigantomaquia" [Portal Graecia Antiqua]
Cena da gigantomaquia: deusa não identificada prepara-se para lançar um pote com serpentes sobre um dos gigantes. Detalhe do friso Norte do Grande Altar de Zeus em Pérgamon (relevo de mármore). Autores: Orestes, Dionisíades, Menécrates e outros. Data: -180/-175. Berlim, Staatliche Museen, Antikenmuseum.
volta   página anterior


libri
SVPPLEMENTVM
informações suplementares

A maioria das divindades presentes na área central do friso Norte ainda está por identificar, principalmente devido à falta de inscrições e à ausência de características iconográficas distintivas. Foi sugerido, recentemente, que ali foram representadas divindades relacionadas com a escuridão; a figura acima, em particular, poderia representar Nix, uma das entidades primordiais, ou talvez uma das Erínias, filhas de Gaia.

A representação de Nix como simples figura feminina tem precedentes na pintura de vasos do Período Clássico. Veja, por exemplo:

 
SCHOLIA
scho2
image reproduced according to owner copyright message

imagem reproduzida de acordo com os termos de uso do proprietário
MEMORANDUM
antes de reutilizar esta imagem, leia os
termos de uso
do portal
scho2
como citar
esta página
 
1ª publicação: 07.01.2001
Ilustração 0432
     
Data da consulta: 12.05.2008
 
navi
res omniae     nexus externus     FAQ     ad usum     litterae electronicae  email
© 1997-2008 Wilson A. Ribeiro Jr.