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1380c
1380cX

Éaco e Radamante, juízes dos mortos

-325/-300

Fachada da “Tumba do Julgamento”. Mieza (Lefkadia), Macedônia
Fachada / Vista panorâmica

 
1380
Éaco e Radamante, juízes dos mortos / Paineis 3 e 4
 
1380a
Éaco / Painel 3
 
1380b
Radamante / Painel 4
 
1380c
Fachada / Vista panorâmica
ImagemEgisto Sani, 30/08/2017FonteFlickRLicençaCC BY-NC-SA 2.0Iluminura1380c
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Em Lefkadia (antiga Mitza, Macedônia), sob um túmulo de terra de 1.5 metros de altura, foi descoberta em 1954 uma tumba constituída por duas câmaras abobadadas, a Tumba do Julgamento, datada do início do Período Helenístico.

A fachada, com 8.60 × 8.68 metros, é mais alta do que as câmaras e tem, na parte inferior (Ilum. 1380c D), quatro notáveis painéis pintados, delimitados por colunas de estilo dórico. O primeiro painel, da esquerda para a direita, representa o falecido, um nobre macedônio anônimo com uniforme militar; o segundo, Hermes, identificável pelo kerykeion.

No terceiro painel (Ilum. 1380a) há uma figura vista de perfil, sentada em uma cadeira,identificada por uma incrição: [ΑΙΑ]ΚΟΣ, Éaco. O quarto painel (Ilum. 1380b) mostra uma figura de pé, apoiada por um cajado, vista frontal esquerda, identificada pela inscrição ΡΑΔΑΜ[Α]ΝΘΥΣ: Radamante.

O tema dos painéis é claro: o falecido, conduzido ao hades por Hermes psicopompo, será julgado pelos “juízes dos mortos” (cf. Aristófanes, Rãs 464-78 e 605-73; Platão, Górgias 524a). O terceiro juiz, Minos, não aparece na decoração do túmulo.

Acima dos grandes painéis há três outros registros. A parte superior (Ilum. 1380c A) tem uma série de meias colunas de estilo jônico, delimitando espaços com representações de portas e portões; o registro de baixo (Ilum. 1380c B) tem imagens em baixo relevo, modeladas em estuque e pintadas, que representam combates entre cavaleiros e hoplitas, aparentemente gregos ou macedônios contra bárbaros, a julgar pela indumentária.

Abaixo desse friso jônico e logo acima dos painéis separados por colunas dóricas, há métopas de estilo dórico, delimitadas por pequenas colunas pintadas de azul. As figuras pintadas nas métopas representam a batalha entre lápitas e centauros.