logo
1287
1287X

Vaso protoático com cenas narrativas

c. -700

Lado A de ânfora protoática atribuída ao Pintor de Passas

AcervoNew York, Museu Metropolitano de ArteInventário21.88.18FonteThe Metropolitan Museum of ArtLicençaDomínio públicoIluminura1287
Comentários

Este vaso ilustra a transição do geométrico recente na Ática para o estilo orientalizante protoático. Notar que as cenas ocupam a maior parte da superfície do vaso.

No colo se vê um homem de barba e cabelos longos, pesado manto com enfeites pendentes e lança, possivelmente um traje cerimonial.

No corpo do vaso há uma procissão de quatro coches, puxados por dois cavalos (os da esquerda desenhados parcialmente, com pinceladas mais claras), em caminho marcado por triângulos decorados. Os condutores são semelhantes ao homem do colo, mas usam túnicas leves e cinturadas, sem mantos (quítons); um deles, não mostrado aqui, está nu. À esquerda do coche deste Lado A há uma árvore estilizada (triângulo mais folhas), interpretada como uma “árvore da vida” (tema oriental) e, acima dela, uma ave de rapina (Moore 2003, p. 18).

Etapa cultural: Protoático antigo.

Legenda original Terracotta neck-amphora. Period: Proto-Attic. Date: early 7th century B.C. Medium: Terracotta. Dimensions: H. 11 11/16 in. (29.7 cm). Credit Line: Rogers Fund, 1921. Accession Number: 21.88.18