Cécrops I, Nice, Erictônio e as cecrópidas

-470/-450
Ríton ático de cerâmica em forma de esfinge, decorado no estilo de figuras vermelhas. Tumba de Brigos, Itália
Atribuição: Pintor de Sótades

O corpo do rhyton — vaso utilizado para libações rituais — foi modelado como uma esfinge sentada (Ilum. 1214a-b). Em cima, em torno das bordas do vaso, e abaixo, entre as patas da esfinge, há cenas pintadas segundo a técnica de figuras vermelhas (Fig. 0214).

f0215
Fig. 0215. Desenho panorâmico das cenas pintadas.

Na cena principal do registro superior, Cécrops estende uma fíala para Nice, que tem uma enócoa na mão direita. Cécrops, o Cécrops I da genealogia dos reis atenienses, usa um diadema e tem um cetro na mão esquerda; a parte inferior de seu corpo tem forma de serpente, mas a genitália é totalmente humana. Nice é uma figura feminina alada, sem outros elementos característicos.

À direita de Nice há duas figuras femininas em fuga (Ilum. 1214b e 1214c), e à esquerda de Cécrops há um homem jovem (sem barba), sentado em uma pedra, provavelmente Erictônio. Hoffman (1997, p. 85) acredita que se trata de Erisíquion, filho de Cécrops.

As duas figuras femininas em fuga (Ilum. 1214b) são duas das três filhas de Cécrops, Herse e Aglauro. A outra filha, Pandroso, tem um cetro e está de pé diante de Erictônio / Erisíquio. Nessa representação ela é a filha de Cécrops que não abriu a caixa onde Atena colocou Erictônio.

Nas cenas do registro inferior, vemos um sátiro com uma clava, fugindo de alguma coisa (lado direito do vaso), e uma figura feminina com um bastão não identificado (lado esquerdo). Se a parte superior do bastão for um tirso, trata-se de uma mênade.

registro nº1214
acervoLondres, Museu Britânico
licença de usoCC BY-NC-SA 4.0