logo
1184
1184X

Sátiros itifálicos

c. -570

Aríbalo ático de figuras negras de Nearco / Cena da alça

 
1184
Cena da alça.
 
1184a
/ Vista panorâmica
AcervoNew York, Museu Metropolitano de ArteInventário26.49ImagemDan Diffendale, 18/12/2013FonteChiron CC ImagesLicençaCC BY-NC-SA 2.0Iluminura1184
Comentários

Esta é uma das mais antigas representações de sátiros na cerâmica grega. O sátiro do meio é mostrado frontalmente e os outros dois, de perfil. Observar que os três acariciam o pênis, enorme e ereto, símbolo de sua lubricidade. A cauda, as orelhas e os pontos incisos na cabeça e no corpo, que representam pelos, reforçam o aspecto animalesco dessas entidades ligadas à natureza.

A assinatura do ceramista / pintor está na parte inferior da imagem e é a mais antiga desse tipo que chegou até nós: ΝΕΑΡΧΟΣ ΕΠΟΙΕΣΕΝ ΜΕ, ‘Nearcos me fez’.

A maior parte das outras inscrições que preenchem os espaços entre as figuras (e.g. ΔΟΦΙΟΣ, ΧΑΙΡΕΙ, ΤΕΡΠΕΚΗΛΟΣ, ΦΣΟΛΑΣ, ΛΕΙ, ΒΡΕ), exceto os nomes de Perseu e Hermes, são palavras sem sentido. ΧΑΙΡΕΙ pode, no entanto, corresponder à saudação χαίρειν, ‘salve’! Acredita-se que, assim como em outros vasos desse tipo e dessa época, a finalidade da escrita é meramente decorativa.

Observar que, apesar de confeccionado na Ática, o formato do vaso é nitidamente coríntio.

Ilum. 1184a

Tradução anotada do texto do Museu:

Em volta da boca, pigmeus lutam contra grous (18 figuras na cena!). Em volta da superfície principal da alça, três sátiros; nas extremidades, Hermes e Perseu; no alto, dois tritões.
A um tempo ceramista e pintor, Nearco foi um dos grandes artistas ativos por volta de 570 a.C. Seu filho Tleson foi o maior ceramista das taças dos Pequenos Mestres na geração seguinte. Ambos eram letrados e inscreviam seus vasos. Este aríbalo é excepcional pela precisão e pelo vigor das figuras.

Observar que, além da inscrição identificadora (ΗΕΡΜΕΣ), Hermes porta o tradicional kerykeion. O vaso pode ser visto de outras perspectivas no site do Museu (links externos).

Legenda original Terracotta aryballos (oil flask). Signed by Nearchos as potter. Period: Archaic. Date: ca. 570 B.C. Culture: Greek, Attic. Medium: Terracotta; black-figure. Dimensions: H. 3 1/16 in. (7.8 cm). Classification: Vases. Credit Line: Purchase, The Cesnola Collection, by exchange, 1926. Accession Number: 26.49.